2º Fórum e Feira de Internacionalização da Universidade de Brasília

Já há algum tempo a comunidade acadêmica entende que internacionalização é um conceito que abrange bem mais do que mobilidade de estudantes, professores e técnicos. Knight (1993) descreve a internacionalização da educação superior como um “processo de integração de dimensões internacionais/interculturais ao ensino à pesquisa e à extensão”. Sankat (2015) ressalta que uma das teorias sobre o conceito postula que se trata da maneira como uma nação responde aos impactos da globalização enquanto, simultaneamente, respeita as particularidades do próprio país.

O que parece ser unanimidade é que as instituições de ensino superior que não promovem a internacionalização em todos os aspectos de sua lide diária estão com os dias contados. Trata-se de uma tendência inescapável em um mundo no qual as fronteiras políticas são cada vez mais tênues e indefiníveis, enquanto os desafios a serem enfrentados pela humanidade são cada vez mais abrangentes e transculturais.

Nos dias 10, 11 e 12 de setembro, a UnB irá sediar o 2º Fórum e Feira de Internacionalização, dando continuidade ao nosso Projeto Institucional de Internacionalização. Nos stands da Feira, o público poderá se informar sobre possibilidades de intercâmbio em diversas partes do mundo, conversando diretamente com nossos parceiros internacionais. No Fórum, convidados nacionais e internacionais debaterão questões caras à internacionalização do tripé pesquisa-ensino-extensão, como sistemas de ranqueamento institucional, avaliação de publicações acadêmicas, o papel da universidade como agente de desenvolvimento econômico entre outros temas de relevo. Haverá também partilha de boas práticas de nossos parceiros e apresentação de potenciais novos parceiros para a Universidade.

Contamos com sua presença e participação nos diversos espaços do Fórum e da Feira.

Prof. Virgílio Almeida

Diretor INT